Perfil do Curso

O Curso de História – CRV/UEM, tem por propósito fundamental a formação de um profissional capacitado para o exercício do trabalho de Historiador, nas suas múltiplas dimensões; implicando no pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Pressupõe ainda que o profissional de História da Universidade Estadual de Maringá, capacitado para atuar na área de História, seja capaz de problematizar os problemas emergentes no presente e de se relacionar com os mesmos de forma crítica e ética.

Entende que seu ofício de historiador significa também estabelecer conexões com outras áreas de conhecimento e com outras linguagens, exercício este, realizado por meio da relação entre teoria e prática. Compreende, no entanto, que tal ofício exige um domínio do conhecimento específico sobre a área de história e uma postura que não se limita ao ato de ensinar, mas requer uma ação de pesquisa constante para a produção e divulgação desse conhecimento.

Em um contexto de múltiplas vozes, como é o contemporâneo, entende-se que o papel do profissional de História, deve estar atrelado a uma prática de alteridade que o faz mergulhar na complexidade e na pluralidade do mundo em que vive; empenhado, por sua vez, em atuar politicamente na sociedade – política aqui não só no âmbito partidário, mas entendida como toda intervenção que se faz no mundo a partir da palavra, do silêncio, da corporeidade, etc.

O profissional deve compartilhar com seus futuros alunos a construção do saber histórico através da propositura de projetos nas áreas de ensino e de pesquisa, operacionalizando-os nas escolas onde atua; também ser capaz de interferir em outras Instituições onde seja possível exercer seu ofício. Enfim, ele deve estar preparado para ensinar nos níveis Fundamental e Médio; atuar nos acervos públicos e privados, nos museus, nas ONG’s -, prestar assessorias ou trabalhar na organização e criação dos mesmos, enquanto historiadores.

Portanto, a esse profissional da História é oferecido acesso a um vasto campo de produção histórica, para que ele possa desenvolver suas habilidades com competência, mas se inscrevendo nesse movimento como um criador, como um edificador do saber histórico. Tendo vivenciado esta experiência no Curso, espera-se que o profissional esteja apto a pensar e elaborar projetos que proporcionem uma verticalização de seu conhecimento, alargando seu nível profissional na área.

O licenciado deverá estar capacitado para o exercício do trabalho de historiador. O seu perfil deverá ser o de um profissional plenamente qualificado para o trabalho docente em sua área, como também um profissional que assuma uma postura investigativa do conhecimento histórico ao fazer pesquisa. Em igual medida, esse profissional deverá vinculara formação científica à formação pedagógica. O historiador recém formado será instado a desenvolver, permanentemente, uma atividade prática na busca de captação do real sentido de seu fazer profissional.